By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

domingo, 6 de novembro de 2011

BLOG

Gente! Dia desses estava conversando com a minha adorada cara-metade (hihihi), e ele me perguntou: “tu sabe a origem da palavra blog?” E eu respondi que não... E acredito que, assim como eu, um montão de gente, até mesmo blogueiros(as) talvez não saibam! Ôba! Ótimo assunto para conversarmos.... Curioso e informativo (kkkk)!  
Blog, uma palavra encantada, não é não? Blogs, as estrelas que iluminam o universo blogosférico!  Vamos descobrir como nasceu esta palavrinha mágica, que agita a Blogosfera?
Etimologia é  o estudo da origem e evolução das palavras. Viram só? “De dentro pra fora” também é cultura! Hehehehe
 A palavra blog tem uma origem curiosa. E ainda não é encontrada na maioria dos dicionários tradicionais. É dessas coisas da web que vêm e pegam definitivamente. (Ainda bem! Kkkk)
O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999.
 Web log é expresão usada em uma página da web para apresentar as recomendações de navegação do seu autor. É usada também para designar os registros do servidor que hospeda páginas da web, a partir dos quais são feitas análises e estatísticas sobre as visitas ao site. Peter Meme estava distraindo-se com a palavra weblog(uma contração de web log)  no primeiro sentido. E escreveu: "wee-blog", ou seja, dividiu a palavra de forma diferente, em seguida resumiu para "blog" e passou a usá-la em suas mensagens.
Algumas pessoas que lhe respondiam usavam-na também e ele passou a gostar da brincadeira, principalmente porque a palavra soava-lhe primitiva, sem sentido e, principalmente, porque sua pronúncia em inglês é parecida com o som do vômito (eca!). Segundo Meme,  a palavra teria morrido não fosse uma casualidade.
 Pouco tempo depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.
 Antes do formato blog se tornar amplamente conhecido, havia vários formatos de comunidades digitais como o Usenet, serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, além das listas de discussão e do Bulletin Board System (BBS). Em 1990, softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram os diálogos via threads (Linhas ou comandos de execução).
O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Os primeiros blogs foram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitaram o processo de publicação, ajudando muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem próprios para blogs.
Algumas palavras derivadas de blog: bloguista, blogorréia, blogador, blogueiro, blogosfera.
Os blogs têm várias características: a maioria contém informações pessoais (como um diário), um grande número deles contém uma combinação de informações pessoais e informações da própria web, muitos têm aparência de um web site tradicional, outros se especializam em informações contínuas, e assim por diante. Cada pessoa dá ao seu blog a característica que achar melhor e, por isso, é impossível descrever com precisão as características dos blogs, assim como é impossível definir com precisão o que é um blog.
 Muitos de vocês, que estiverem lendo este post, devem conhecer o Blog da minha xará, Elaine Gaspareto “Um pouco de mim”. Achei super legal a iniciativa da “Galeria Permanente de Blogs”, já que falamos de blog...
Façam uma visitinha e dêem uma olhada, achei sensacional! Podem aproveitar o link http://www.elainegaspareto.com/p/galeria-permanente-de-blogs.html
Uma coisa muito triste, quando se navega em alguns blogs, encontra-se uma realidade que desaponta um pouco: a grande maioria foi desativada depois da edição de alguns posts ou até mesmo UM!
 Pois é pessoal, ainda bem que a maioria dos blogueiros e blogueiras não desistiu, não é?... Se não a gente não teria conhecido um monte de pessoas interessantes, e feito tantas e maravilhosas amizades! Uma amiga querida visitou meu blog e entre outras coisas disse:”... é bom sentir perto alguém que se faz presente mesmo estando distante de mim.
Agradeço a Deus as pessoas especiais que Ele tem colocado em minha vida a partir do meu momento blogueira...”
Palavras lindas e profundas!
 Realmente é muito difícil tentar explicar um blog.... Eu acho que é uma explosão criativa que irrompe coração afora e vai (pré)enchendo páginas, colorindo, dando vida, alegria, conhecimento, troca.... É um mundo à parte, virtual-real dentro do “real”.
Não sei vocês, galera, mas eu não vivo sem meu blog! (rsrsrsrs)
Espero que o meu “momento blogueira” não passe nunca! (hihihi)
Vocês sabiam que o Blog mais antigo do mundo, chama-se SCRIPTING, foi criado em 1997 por um norte americano chamado Dave Winer, programador e empresário que,  por sinal está entre as 100 pessoas mais influentes,  segundo a Revista People? De lá pra cá bilhões de blogs tem sido criados por todo mundo. Estima-se que em média 175 mil blogs são criados por ano (eu acho que é mais, hehehe). Hoje são milhões em todo Mundo, mas este foi o primeiro!
Gente, tô me sentindo “blogueiramente” poética, vamos ver se vocês gostam....
“Ser blogueiro é ser amigo à distância....
Não importando onde o coração aterrise (sim, porque é um vôo, hihihi), na Amazônia ou no Japão....
Blogar é expandir a alma, descompactar o coração, ampliar os horizontes....
Blogar é criar um elo invisível a olho nu, mas poderosamente sentido em sua essência por cada coração alcançado....
Blogar é criar, invadir (delicadamente, hehehe) e “fincar” raízes....
É ter um espaço só seu e ao mesmo tempo de todos! E esse sentimento blogueiro não conhece distâncias, simplesmente porque o coração não tem fronteiras!”
Elaine Averbuch Neves
Fontes:
“Quando o meu pão for também o teu pão, faremos a metade ser melhor que o inteiro.”
 Kau Mascarenhas
Lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”














4 comentários:

Das Bellas disse...

Oi querida, adorei o post, adoro saber a origem das coisas, me enriqueceu por demais ;))))
Também vim agradecer a visita, e claro já estou seguindo!!!
beijinhus e até logo;)
Bella
http://dasbellas.blogspot.com

Gente de Massinha disse...

Oi Elaine. Menina, que história legal! Amei e vou contar pro marido (que era bebezeiro, ou seja, usuario do BBS). Hummm... a gente já tá virando um "clássico" rsrsr. Um beijo, Pat

ELAINE disse...

Bella e Pat! Que bom que vocês gostaram do Post! A visita de vocês me deixou muito feliz! Voltem sempre que quiserem e/ou puderem! Bjos!

Roseli Franco disse...

Olá Elaine
Adorei o post, é sempre bom saber a origem e significado das coisas.
Ja estou te seguindo.
Ótimo final de semana
Beijo
Roseli